Quem Somos

A Associação de Pais, Amigos e Educadores de Autista de Jaú é uma entidade civil, filantrópica, destinada ao bem comum, sem fins lucrativos, possui caráter assistencial e educacional, sendo mantenedora da Escola Especial do Autista “Prof.ª Sophia Ottoni Guimarães do Amaral”. A escola fundar em 5 de novembro de 2002, atende exclusivamente crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Durante um longo período e uma incessante busca dos pais e cuidadores de pessoas com TEA, que necessitavam de auxilio, encontraram na vereadora Alzira Fatima Voltolim o apoio e a luta para o alcance de seus objetivos, pois sofriam com a falta de serviços e atendimentos para seus filhos no município. Até sua fundação, buscaram modelos e profissionais que possibilitassem os fundamentos necessários para o trabalho desejado, quando visualizaram o modelo de atendimento educacional generalista, que garantia o desenvolvimento acadêmico e social para a vida da pessoa com TEA. Inicia então a luta pelos recursos para colocar em pratica as ideias construídas, assim a vereadora Alzira com alguns pais, batalharam para a realização deste sonho junto ao poder publico. Com a fundação da Associação, foram sendo agregadas as ideias e exemplos encontrados durante esta espera, culminando com a criação da Escola Especial do Autista, unidade escolar, que passou a oferecer atendimento em 2003, inicialmente com seis alunos com TEA.

Desde a sua criação, há quase 15 anos, busca oferecer atendimento às pessoas com TEA, e seus familiares, objetivando capacitá-las no contato com o mundo social que estão inseridos, proporcionando educação e instrução para a inclusão social e o direito de exercer a cidadania, informando seus familiares e a comunidade de suas necessidades especiais para a convivência com dignidade.

A associação acredita que uma das formas de superação das desigualdades nos dias de hoje, é o conhecimento, desta forma, compartilhar o nosso trabalho torna-se tarefa de fundamental importância.