Nosso Trabalho

Introdução
O objetivo da Associação de Pais, Amigos e Educadores de Autista de Jau, por meio deste site, é informar e trocar experiências com pais e profissionais que atuam ou pretendem atuar com pessoas autistas em ambiente educacional.

O eixo norteador de nosso trabalho são os fundamentos do Programa TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Communication Handiccaped Children). Os fundamentos da intervenção comportamental ABA – Analise Aplicada do Comportamento (Applied Behavior Analysis) que perpassa todo o trabalho com o apoio dos fundamentos da comunicação alternativa PECS – Sistema de Comunicação por meio da troca de figuras (Picture Exchange Communication Systems).

O trabalho multidisciplinar é um apoio essencial oferecido aos alunos com TEA (fonoaudióloga, musicalização, educação física adaptada, artes e artesanatos, psicologia, terapeuta ocupacional, psicologia, fisioterapia e de mais oficinas) no âmbito educacional com ênfase no “modelo generalista”, onde todos os profissionais são contribuintes por excelência no verdadeiro exercício da multidisciplinaridade.

Todos os acompanhamentos realizados na Escola Especial do Autista de Jau (E.E.A.J) são observados e auxiliados diretamente pelos professores, de maneira que todas as intervenções complementares são realizadas em sala de aula.

Todos os profissionais atuantes consideram-se EDUCADORES antes de colocarem suas especialidades em 1º plano. Este procedimento é um grande salto de qualidade na educação inclusiva, pois eliminam as barreiras, todos participam das intervenções. O Plano Educacional é um só e todos colaboram e constroem juntos o PAI – Plano de Atendimento Individual do aluno.

Esperamos sinceramente que este site seja útil e que abra um canal que possibilite maior interesse pelo autismo e a divulgação de todas as possibilidades de ajuda para quem tem autismo e seus familiares. 

MISSÃO

A Associação de Pais, Amigos e Educadores de Autista de Jaú é uma entidade que procura facilitar a inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sociedade. É uma entidade civil, sem fins econômicos e lucrativos, com a intenção de promover e articular ações de defesa de direitos, prevenções, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria de qualidade de vida da pessoa com autismo e à construção de uma sociedade justa e solidária, objetivando capacitá-las no contato com o mundo social ao seu redor, proporcionando educação e instrução para a inclusão social e educacional dos autistas, informando seus familiares e a comunidade de suas necessidades especiais para a convivência com a dignidade.

VISÃO
A Associação de Pais, Amigos e Educadores de Autista de Jaú, possui caráter assistencial, sendo mantenedora da Escola Especial do Autista “Profª Sophia Ottoni Guimaraes do Amaral” do município de Jaú. A escola especial e inclusiva procura desenvolver atividades sociais educativas com crianças com laudos fechados quanto mais precoce possíveis, por conta da plasticidade neural. E acompanha a pessoa até a idade adulta, por compreender que o acompanhamento de pessoas com TEA é por toda a vida. O principal objetivo é a inclusão na sociedade em geral, colaborando com as famílias para que todos possam alcançar maior autonomia e independência nas tarefas de autocuidado e realização pessoal. A Escola do autista como é conhecida, realiza adaptações e flexibilizações pedagógicas e comportamentais, necessárias para o melhor desenvolvimento dos alunos com espectro do autismo, tendo o Parâmetro Curricular Nacional (PCN) adaptado do Ensino Estruturado e Ensino sem erro. Importante salientar que perpassa por todas as intervenções pedagógicas e comportamentais a aplicação e o treino da Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA) e o Currículo Funcional Natural (CFN) que foca o ensino funcional das múltiplas habilidades ajudando o trabalho multidisciplinar da Escola com paradigma generalista.

O quadro curricular conta com atividades das disciplinas gerias da Educação Infantil, Fundamental e de vida prática e diária que ajudam a desenvolver a autonomia e independência dos alunos. Atividades como: lazer, esporte, cultura, atividades de artesanato, música, computação, oficinas de cozinha, entre outras, que são fundamentais para o êxito do Plano de Atendimento dos nossos alunos.