Trabalho Multidisciplinar
O trabalho dos técnicos em nossa escola não é clinico e sim educacional atuando no modelo generalista como apoio ao professor, pais e alunos. É relevante no sentido de diminuir as distancias entre as intervenções pedagógico-psicológicas e outras áreas, todos juntos na construção do PAI- Plano de Atendimento Individualizado de cada aluno perpassado pelo trabalho multidisciplinar com ênfase no programa TEACCH – Treatment and Educacion Of Autistic and Communication Handicapped Children.
Psicólogo Educacional
O papel da psicologia é compartilhar seu saber para que professores e monitores e demais funcionários possam adquirir ferramentas para que o processo de ensino e aprendizagem possa ocorrer de maneira eficaz. Diminuindo ou extinguindo os comportamentos inadequados dos alunos, por meio da Analise funcional do Comportamento, aumentando a probabilidade de ocorrência de comportamentos mais adequados como, por exemplo: alfabetização, conteúdos escolares diversos, socialização, atividade de vida prática e diária, etc.
Fonoaudiólogo educacional
O Trabalho da fonoaudióloga tem como objetivo trabalhar a comunicação funcional, através do pecs (picture exchange communication system), em seu sentido mais amplo dentro da possibilidade e capacidade de cada aluno.
O pecs é um sistema de comunicação através do intercâmbio de figuras adaptado ao currículo funcional natural tendo como objetivo proporcionar uma forma de comunicação alternativa, onde junto a equipe técnica e aos professores, formando meios para a generalização da comunicação e da aprendizagem adquirida no ambiente escolar. É um ensino colaborativo no qual utilizamos a imagem visual como geradora da comunicação funcional.
Terapia Ocupacional educacional
A Terapia Ocupacional (T.O) é uma profissão da área da saúde, educação, trabalho, que tem como instrumento de trabalho as Atividades Humanas- as de trabalho-escola, lazer e auto cuidado (alimentação, vestuário, e higiene pessoal). Portanto a T.O planeja e organiza o cotidiano possibilitando melhor qualidade de vida.
Trabalha com déficits físicos, mentais e sociais, ou seja, tudo que ameace ou dificulte a funcionalidade na ação do homem (seja criança, adulto e idoso). Portanto a T.O intervém através de atividades, que são previamente analisadas, e que visa ajudar as pessoas alcançarem seu nível máximo de funcionalidade e independência.
A T.O também aborda a questão da independência do aluno nas Atividades de Vida Diária (AVDS) e Atividades de Vida Prática (AVPS), utilizando como estratégia as oficinas de banho, cozinha e beleza. Através da análise detalhada de cada tarefa, as oficinas são adaptadas dentro do programa TEACCH. Faz-se o estudo detalhado das sequências de cada tarefa que o aluno irá realizar, e as estruturas baseadas no programa TEACCH, desta maneira facilitará a compreensão da atividade pelo aluno e o mesmo consegue desenvolvê-la de maneira mais independente.
Enfim o papel do Terapeuta Ocupacional na Escola Especial do Autista consiste em: analisar, orientar, adaptar e educar, para tornar a aprendizagem do aluno especial o mais funcional possível.